12º Seminário de Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (SEADET)
12º Seminário de Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (SEADET)
As mudanças climáticas, resultantes do acúmulo de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, representam um dos maiores desafios para a humanidade. A velocidade com que essas transformações vêm ocorrendo, assim como suas consequências, deve ser analisada tanto em âmbito global quanto local. No semiárido do Nordeste brasileiro — reconhecido como um hotspot climático — os cenários atuais mostram-se cada vez mais desafiadores.
Nesse contexto, é urgente discutir os impactos das mudanças climáticas, assim como as estratégias de mitigação e adaptação para a região. Estudos indicam que a Caatinga, bioma predominante no semiárido, é uma das áreas mais vulneráveis às alterações climáticas, apresentando uma forte tendência à aceleração dos processos de desertificação.
A produção de alimentos, que depende das chuvas, enfrenta um futuro incerto diante do aquecimento global, impactando diretamente a agricultura familiar. A viabilidade das culturas de sequeiro torna-se cada vez mais limitada, impactando diretamente a sociedade nordestina — inicialmente os agricultores familiares e, progressivamente, toda a população.
Diante disso, o 12º SEADT propõe debater temas relacionados à emergência climática e seus efeitos no semiárido, com foco em questões de grande relevância técnica e científica nos campos da Agroecologia e do Desenvolvimento Territorial.